SPFW Trans N42: looks, backstages e desfiles

SPFW Trans N42: looks, backstages e desfiles

0

SPFW Trans N42. Pelo nome, já dava pra ver que ia ser diferente, né? Tive a sorte de começar a minha primeira semana de moda com o pé direito, conferindo uma das edições mais legais e empoderadas do evento. E, como fui a convite de Maria Cecilia Prado, do Beauty Editor, site para o qual colaboro, ainda ganhei um plus especial: aprender muito com uma das maiores jornalistas de beleza do país. Fiquei durante dois dias, suficientes para viver muitas experiências e descobrir um mundo novo. Alguém tem dúvida do quanto foi bom?

Por Sergio Caddah

Maria Cecília Prado e eu, por Sergio Caddah

vanessa-ventura-belicia-blog-spfw

Momentos: felizinha com a credencial; cobrindo a beleza da Animale; e conferindo o Wild Stylers, produto de L’Oréal Professionnel usado para styling dos cabelos no desfile da Patricia Viera

Desafios da reportagem

Sempre quis cobrir uma fashion week e ver de perto a agonia dos backstages, acompanhar o processo de criação dos artistas, ver a produção das modelos… Mas, chegando lá, descobri que o babado é bem mais complicado do que parece! Não dá para simplesmente entrar, pegar as informações e já sair com uma foto ótima. O ambiente é lotado, tem vários outros jornalistas tentando saber mais sobre o conceito do look, fotógrafos que você não pode atrapalhar e, principalmente, os próprios maquiadores e cabeleireiros – que são quem vai te passar as infos – estão sempre ocupadíssimos, mesmo quando são ultrareconhecidos. Celso Kamura, Fabi Gomes, Max Weber, Amanda Schön e tantos outros colocam meeesmo a mão na massa, então não vai ter aquele momento perfeito em que eles irão parar, pegar um cafezinho e falar com você. É essencial ficar de olho no melhor momento pra perguntar e, quando fazê-lo, ser rápida e objetiva, sempre com delicadeza e educação. Simples, mas exige treino!

vanessa-ventura-belicia-blog-spfw-2

Correria dos backstages: modelos, fotógrafos, cabeleireiros e maquiadores dividem espaço com jornalistas

Quem cobre beleza geralmente não tem tempo de assistir vários desfiles: quando uma apresentação está começando, já vamos correndo para o outro bastidor ver o que está sendo preparado para a passarela de mais tarde. Por isso, acabei vendo somente duas marcas mostrarem suas coleções: Animale, no primeiro dia, e Patricia Viera, no segundo. Porém, tive a sorte de ver todas as belezas sendo feitas na hora!

Algumas belezas que cobri, da esquerda para a direita e de cima para baixo: A La Garçonne, Reinaldo Lourenço, Patricia Viera e LAB

Algumas belezas que cobri, da esquerda para a direita e de cima para baixo: À La Garçonne, Reinaldo Lourenço, Patricia Viera e LAB

Looks

Quando soube que conseguiria ir à São Paulo Fashion Week, uma das primeiras coisas que passaram pela minha cabeça foi como me vestir. Sim, porque todo mundo olha o que você está usando! Fiz questão de levar peças que tivessem a ver com a realidade baiana, por isso, propus às marcas Epoque Intimacy e Candida Specht que participassem dos looks com peças de suas coleções. Adorei levar um pouco da Bahia para SP! O objetivo das produções é que elas fossem descomplicadas e comfy, sem deixar a beleza de lado. Não dava pra usar um salto altíssimo, uma bolsa micro ou uma roupa que incomodasse. Afinal, seriam horas correndo de um lado para o outro e estar gatinha seria bom, mas não era a única prioridade. vanessa-ventura-belicia-blog-spfw Como eu disse antes, fazer cobertura jornalística é MUITO corrido, muito mais do que o trabalho de ir lá somente como blogueira e ter tempo livre. Então, minhas fotos foram clicadas numa pegada bem vida real: nos intervalinhos que dava, nem sempre (ou nunca) com folga. No primeiro dia, tinha somente um desfile, da Animale. Fugi do preto e me joguei num look todo branco, mas com toques especiais: a menorquina prateada e a bolsa estampadíssima de Candida Specht, confortáveis e práticas, mas cheias de modernidade; e o brinco da Santo Crochê, marca familiar que prima pela tradição manual. Para complementar, credencial de imprensa, hahaha! vanessa-ventura-belicia-blog-spfw-2   No segundo dia, muito mais backstages me esperavam: A la Garçonne, Reinaldo Lourenço, Patricia Viera e LAB. Cobri todos e ainda deu pra assistir o desfile da Patricia e ver a ação mara que a Garnier preparou lá dentro, para promover o lançamento da sua nova tintura. Apostei na tendência da lingerie como peça e fui de túnica rendada da Epoque Intimacy, que super atraiu olhares; e sandália flatform de onça + bolsa rosa-vinho de crochê de Candida Specht, que trouxeram o conforto e a beleza que eu esperava. Amei muito!

Grand finale

Depois de dois dias corridos, finalizei minha participação na SPFW do jeito mais bacana: relaxando! Primeiro, rolou o evento da Garnier para apresentar sua nova coloração Nutrisse Cachos Poderosos (contarei mais em breve no Beauty Editor), a primeira nacional específica para cabelos cacheados e crespos. Quem esteve presente pôde ver de perto o resultado do produto na atriz Lucy Alves e na cantora Lellêzinha, embaixadoras da linha.

belicia-blog-garnier-nutrisse-creme-cachos-poderosos   belicia-blog-garnier-spfw

Depois, ainda pude curtir um pocket show de Emicida, logo após o desfile de sua marca LAB. A energia do cantor e da plateia era incrível – ainda encontrei vários amigos baianos, como os estilistas Fagner Bispo e Loo Nascimento – esta última, uma das estrelas da passarela de Emicida. Até Eduardo Suplicy, político que a gente ama, deu pinta por lá. Imagine a sensação! Tudo o que eu precisava para terminar bem a minha primeira semana de moda.


belicia-blog-emicida-spfw

belicia-blog-suplicy-spfw

Encontrou Wally?

Estar na SPFW Trans N42 foi uma das melhores experiências que já vivi. Foi incrível estar, finalmente, conhecendo de perto os bastidores do evento que revoluciona a moda brasileira a cada temporada! Participar dessa edição foi especialmente épico – ter marcas como LAB e Garnier (além de Ronaldo Fraga, que infelizmente não assisti) questionando os padrões e usando seus espaços para promover inclusão através da moda e da beleza é algo que, com certeza, marcou o nosso país. Agradeço muito a Maria Cecília e ao Beauty Editor pela oportunidade, assim como às marcas parceiras Epoque Intimacy e Candida Specht. Já estou me preparando para as próximas edições!

vanessa-ventura-assinatura

espaco2

Comente no Face ♥

Artigos similares