Por que estamos preocupados com o novo cabelo de Sophia Abrahão?

Por que estamos preocupados com o novo cabelo de Sophia Abrahão?

0

Sophia Abrahão adotou um pixie hair. A mudança, promovida em parceria com a Imédia Excellence de L’Oréal – marca da qual a atriz é embaixadora -, realizou um sonho da moça, que sempre quis se ver de fios curtinhos, mas acabava adiando a vontade em prol do look de suas personagens. Ela está feliz, realizada, se achando estilosa. Mas a pergunta que não quer calar é: por que estamos preocupados com o novo cabelo de Sophia Abrahão?

novo-cabelo-de-sophia-abrahao-4

É claro que a gente, como apaixonados por beleza, fica de olho nos visuais das celebridades. Podemos até mesmo não curti-los de vez em quando, preferir o cabelo (ou o nariz, a boca…) de antes. É uma questão de gosto. Mas o que justifica TODOS os sites de moda e beauté terem parado suas pautas para anunciar o novo corte de Sophia? É algo de outro mundo escolher um look visto como andrógino?

novo-cabelo-de-sophia-abrahao

Ah, é. No fundo, a polêmica é essa aí. O fato dos fios menores serem vistos como menos femininos, coisa de “sapatão”, como disseram algumas das supostas fãs da atriz. Sophia, revoltada com o preconceito, desabafou no Snapchat. “Uma pessoa comentou numa foto minha sobre o meu cabelo, falando que estou parecendo um homem. Tão triste ver essa maluquice que estamos vivendo no país, hoje esse acidente trágico no Rio, e as pessoas ficam falando dos cortes dos cabelos umas das outras. E com argumentos de que a pessoa está parecendo um homem? E se eu quisesse estar parecendo um homem?”, questionou. “Estamos intolerantes demais. Recebi comentários do tipo: ‘agora só falta aparecer com uma namorada’. E se eu quisesse uma namorada?”. Logo em seguida, a atriz ainda comentou no Twitter: “Se o comentário fosse só pra falar que está feio não teria problema algum, cada um tem o seu gosto, mas dizer que tá feio porque parece uma sapatão? Que tipo de gente é essa? Imagina que barra um transgênero passa. Por quê? Por que esse preconceito?”.

novo-cabelo-de-sophia-abrahao-6

Foto: André Schiliró

novo-cabelo-de-sophia-abrahao-3

Nos dizemos modernos, usamos camisetas descoladas, escrevemos textão nas redes sociais, damos risada com as críticas (maravilhosas) que a Jout Jout faz em seu canal. Mas, quando vemos um corte de cabelo que vai contra o padrão latino – que preza pela sensualidade dos fios extra-longos -, fazemos cara feia e falamos mal. E, de quebra, ainda revelamos que nossos gostos estão extremamente atrelados aos nossos preconceitos. É esse tipo de julgamento que ainda impede que muitas meninas entrem na transição capilar, façam o BC, assumam seus crespos curtinhos. Ninguém quer ser visto como menor, ser alvo das piadas. É preciso muita coragem e, nem sempre, estamos preparados.

Sobre o corte, Sophia declarou: “Lá fora a gente vê tantos cortes diferentes e no Brasil não fazemos isso. Eu sempre fui do cabelão, sempre tive esse lado careta, mas acho legal usar o que te faz sentir bem. A gente não tem que se preocupar com o que brasileiro acha”. E vale ressaltar: a quem interessar possa, a gata namora o também ator Sérgio Malheiros, que parece bem feliz com o look da amada. E por que não estaria?

novo-cabelo-de-sophia-abrahao-2

Gente, seje menas. Menos padrões de beleza. Mais liberdade para usar o que nos faz sorrir.

;*

espaco2

Comente no Face ♥

Artigos similares