Musculação vegetariana: como ganhar massa?

Musculação vegetariana: como ganhar massa?

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Sempre fui aquela pessoa que dizia que odiava musculação. Nunca tinha feito, mas tinha super preconceito com o ambiente de academia, sabe? Aquela coisa de ficar pegando peso se olhando no espelho, comprar mil suplementos, roupinha todo mês… Tomei um susto quando descobri que, para correr (amo) sem me lesionar, precisaria incluir a puxação de ferro no meu dia a dia. E aí veio a dúvida: dá pra encarar uma musculação vegetariana?

Vou explicar: a maioria das pessoas que faz musculação consome MUITA proteína, que tem o papel de recuperar os músculos do esforço anterior e também ajuda no desenvolvimento da massa magra. Eu, que sou ovolactovegetariana há quase dois anos, achava que me alimentava bem, até ir a uma nutricionista (a Bruna Bruni) e descobrir que faltava muita proteína no meu cardápio.

Já havia incluído um suplemento proteico vegano no meu pós-treino, o Reaction Vegan. Mas Bruna me explicou que era preciso equilibrar minha alimentação incluindo doses de proteína em todas as minhas refeições – senão, eu consumiria a bichinha somente em um momento do dia, e nos outros cederia aos carbos (mesmo os saudáveis, como legumes e frutas). O resultado disso tudo? Muita quinoa, grão de bico, feijão, queijo branco, ovo e oleaginosas na despensa. Não é necessário consumir ovos e leite para seguir com a musculação: os veganos podem buscar fontes de proteína nas leguminosas, folhas verde-escuras, castanhas e quinoa – esta última, um dos alimentos mais proteicos do mundo.

A seguir, algumas dicas para seguir com sua musculação vegetariana:

Encontre umx nutricionista que entenda seu estilo de vida

Se a/o nutri chegar pedindo pra você botar carne no cardápio, fuja na hora! Eu curti Bruna porque ela ouviu que eu era ovolacto e facilmente montou uma dieta pra mim, sem questionar minha opção. Buscar uma vida com menos crueldade e fazer musculação não são coisas opostas!

Inserir proteínas em todas as refeições

Diminuir o carbo (mas não retirar da alimentação, please!) e aumentar a proteína vai ajudar a proteger seus músculos e aumentar a massa magra. Prefira opções naturais, como receitas feitas em casa e whey de fontes vegetais (o meu é de arroz e ervilha).

Siga “musas” veganas

Inspiração é sempre bom, né? Siga a carreira de atletas que adotaram o vegetarianismo (parcial ou estrito) no Instagram, como as tenistas Venus e Serena Williams, veganas desde 2013. musculacao-vegetariana

Malhe em uma academia que cuide da sua saúde

Algumas academias não dão atenção aos alunos nem acompanham seus avanços (ou pioras). Escolha um lugar onde os instrutores sejam atenciosos e preparados e, de preferência, em que exista acompanhamento nutricional. Eu escolhi a Alpha Fitness, em Salvador, e estou amando!

Ainda estou há pouco tempo nessa vida fitness, mas já empolgada! Se quiserem acompanhar minha rotina e evolução mais vezes aqui no blog ou no Youtube, me contem nos comentários. Vamos juntas!

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