Menstruação sustentável: 2 formas de não usar absorventes descartáveis

Menstruação sustentável: 2 formas de não usar absorventes descartáveis

0

Primeiramente: menstruar faz parte do ser feminino, então, não há vergonha nenhuma no tema. Todas nós, caso não utilizemos métodos para interrompê-la, sangramos durante alguns dias no mês! Eu, como muitas mulheres, uso pílula anticoncepcional com intervalo – o que significa que, na semana sem comprimidos, a menstruação chegará. Há algum tempo, venho me incomodando com o fato de sempre usar muitos absorventes descartáveis durante o período, um hábito nada sustentável, já que o plástico demora muuuuito tempo pra se deteriorar na natureza. Buscando caminhos para ter um impacto menor no meio ambiente, encontrei 2 formas ecologicamente corretas de “segurar” o sangue: calcinhas absorventes e coletores menstruais. Viva a menstruação sustentável!

Coletor menstrual

belicia-blog-menstruacao-sustentavel-coletor-menstrual

Várias marcas disponibilizam coletores menstruais no Brasil. O conceito é incrível: você compra um copinho de silicone, totalmente maleável e seguro, e o insere no canal vaginal durante a menstruação (não é tão difícil quanto parece!). O sangue ficará retido ali, no copinho, e depois basta tirá-lo do corpo, esterilizá-lo e pronto, lavou, tá novo! A Fleurity, uma das marcas que fabricam coletores nacionais, entrou em contato comigo e me mostrou sua variedade de opções para públicos diferentes: há copinhos para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos; para quem nunca teve filhos; coloridos; de cor natural; e kits! Agora em janeiro, eles estão oferecendo frete grátis para todas as compras, além de 2 coletores pelo preço de 1 (R$ 89,90). Uma boa oportunidade de chamar sua amiga, comprar um kit e testar o produto!

belicia-blog-menstruacao-sustentavel-coletor-menstrual-2

Calcinha absorvente

belicia-blog-menstruacao-sustentavel-calcinha-absorvente-2

Confesso: as calcinhas absorventes fizeram a minha cabeça. Estou louca pra testar uma! Recentemente, a apresentadora Bela Gil fez um vídeo em seu canal falando sobre a marca THINX, que conta com modelos lindos (até mesmo com opções mais sensuais, ui) feitos de um material especial, que absorve o sangramento. O diferencial desse tipo de produto é que, ao contrário de uma calcinha comum, ela não te deixará com sensação de umidade, tampouco causará insegurança: você pode dançar, praticar esportes, caminhar, tudo normal – não vai vazar! Depois de usar, é só lavar normalmente e usar de novo. Acho o conceito sensacional, embora o preço ainda seja meio caro – algo em torno de R$ 100, mais as taxas de entrega para o Brasil. Alguém aí conhece marcas nacionais que estejam produzindo calcinhas assim?

belicia-blog-menstruacao-sustentavel-calcinha-absorvente-3

Menstruar faz parte do nosso dia a dia, por isso, é importante falarmos sobre isso para tornarmos a experiência ainda mais bacana e natural! E você, usa algum método alternativo para conter o sangramento de cada mês?

Um beijo!

Fotos: divulgação Fleurity/THINX

P.S.: Este NÃO é um publipost!

Comente no Face ♥