Manual da Transição Capilar #3: pós-BC

Manual da Transição Capilar #3: pós-BC

Chegamos ao último post do nosso Manual da Transição Capilar! Depois de falar sobre o momento pré-BC e durante o temido corte, chegou a hora de contar o que acontece após expulsar os últimos fios alisados da cabeleira. Os cachos/crespos definem na hora? É preciso continuar o cronograma? Quanto tempo demora pra crescer?

Depois de cortar os cabelos, nos entregamos às expectativas e ficamos logo ansiosas para que nossos cachos fiquem daquele tamanho desejado, com volumão… Para tirar todas as dúvidas, vou responder os mitos, um a um, de acordo com minhas experiências e a de outras pessoas que conheço e passaram pelo processo. Vamos lá?

Mito 1: já posso parar de cuidar tanto dos meus cachos

Sim, eu sei. Depois de meses fazendo aloka dos produtos capilares, ao cortar o cabelo, nosso primeiro impulso é gritar “TO LIVRE” e parar com esses cuidados. Calma, amiga. Segura por mais alguns meses. Porque cortar o cabelo não significa que sua transição acabou: ainda demora um tempo pros fios se acostumarem e assumirem sua verdadeira textura.

Aproveite essa fase para descobrir como seus antigos produtos agem diferente no cabelo 100% natural (é incrível a mudança) e descubra também novas opções de tratamentos e cuidados. Esse comecinho de vida sem química é um vale de transformações e maravilhas!

manual-da-transição-1

Mito 2: meu cabelo vai definir logo que eu cortar

Como eu disse antes, o cabelo pode demorar um tempo pra “entender” seu novo formato. Dê um desconto a ele: depois de tentar parecer liso por anos, deve ser difícil voltar ao natural, né? Pode ser que os seus cachinhos apareçam na primeira tesourada, mas não se decepcione se isso não acontecer. Comigo, demorou alguns meses.

Uma forma simples de dar aquele reforço na definição é caprichar na finalização dos fios: se jogue na fitagem, na amassadinha básica, na técnica LOC… Só evite o difusor todos os dias, porque calor sempre será algo que danifica um pouco os cachos.

manual-da-transição-2

Mito 3: vou ganhar um super crescimento em pouco tempo

A média de crescimento de um cabelo normal é de 1 cm por mês. Para manter esse centímetro saudável mensalmente, você precisa cuidar dos fios para evitar que eles quebrem ou se partam. Ter uma rotina capilar é o grande segredo para aumentar o crescimento! Mas lembre-se de que fios enrolados demoram mais de “mostrar” seu desenvolvimento, porque não crescem em linha reta, mas em espiral.

Sobre shampoo bomba: nunca usei e tenho ressalvas, mas vale pesquisar bastante se você estiver afim de experimentar!

manual-da-transição-3

Mito 4: cuidar do cabelo natural é difícil e caro

Taí um mito que muita gente adora reforçar, mas que NÃO É verdade! Vamos recapitular, amiga. Você lembra o quanto gastava (em golpinhos mesmo, dinheiros) para sustentar o cabelo com química e alisado? Eu gastava muito. Era um relaxamento a cada 3 meses + 1 progressiva, além de inúmeros produtos caros para manter os fios apresentáveis, além da energia utilizada com o secador e a chapinha. O trabalho também não era pouco: chapinha todo dia, escova uma vez na semana, hooooras no salão quando ia retocar progressiva…

Hoje em dia, sabe quais são as minhas atividades pra cuidar dos cachos naturais? Lavar, hidratar algumas vezes na semana, investir em bons finalizadores (compro os grandões que duram mais) e de vez em quando, bem raramente, ir ao salão para fazer um tratamento ou cortar. Gasto menos dinheiro, menos tempo e tenho um resultado melhor e mais saudável. Assumir seu cacheado/crespo vai ser a coisa mais prática (e econômica) que você fará na vida!

manual-da-transição-4

Convencida? Então, agora é só fazer o seu BC e correr pro abraço! Lembre-se: o corte só deve ser feito quando você estiver pronta e segura, mas vá treinando sua mente para viver essa nova fase com muito amor e coração aberto. Não é fácil se ver totalmente diferente do que você sempre foi, mas garanto que esse é um caminho cheio de alegrias e liberdade!

Confira os outros posts do Manual da Transição Capilar:

Manual da Transição Capilar #1: antes do BC

Manual da Transição Capilar #2: o BC

espaco2

Comente no Face ♥

Artigos similares