Fenty Beauty: Rihanna muda o mercado de beleza

Fenty Beauty: Rihanna muda o mercado de beleza

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Não é novidade para ninguém que tudo o que Rihanna faz se transforma em ouro. Porém, com o lançamento da Fenty Beauty, sua marca de beleza, a cantora alcançou um novo status no seu toque de midas: impactadas pelo sucesso dos 40 tons de base criados por Riri (que se esgotaram rapidamente em algumas lojas), outras empresas estão mudando sua comunicação na maquiagem para pele negra e apostando num discurso racial mais inclusivo, até mesmo no Instagram.

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O site Babe publicou a comparação entre postagens antigas e recentes nas redes sociais de algumas das maiores marcas de maquiagem do mundo. Enquanto as primeiras fotos se referem à comunicação tradicional das marcas, as últimas (à direita) são as postagens feitas após o lançamento da Fenty Beauty. Observe as montagens e tire suas próprias conclusões:

A Estée Lauder, uma das marcas mais tradicionais de maquiagem, agora inclui braços negros em suas fotos de swatches.

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A ColourPop já é uma marca descolada, que vende apenas pela internet com preços bem baratinhos. Mas seu discurso de inclusão imagética só incluiu peles negras mais escuras após o lançamento da Fenty.

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Podemos dizer o mesmo da Wet’n’Wild, que agora mostra ter maquiagem para pele negra.

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A Kylie Cosmetics, da Kylie Jenner, conhecida por seus batons de efeito nude, agora destaca também opções para peles negras, como o “Brown Sugar”.

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Até tu, Maybelline? A Fit Me não tem tantos tons de base assim, mas passou a mostrar sua diversidade de forma mais evidente.

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De 3 bases brancas para alguns produtinhos de pele negra inseridos numa mesa de makes. A NYX avançou sutilmente.

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A Nars deixou de mostrar somente contornos para peles claras e incluiu variedade de cores, inclusive na mão da modelo.

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A MAC sempre teve o discurso de inclusão racial, mas ainda não inclui alguns tons em seu portfólio para pele. Porém, sua comunicação no Instagram já mostrou uma mudança significativa.

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E você, notou essa alteração em alguma outra marca, gringa ou nacional? A verdade é que essas mudancinhas são ótimas para acordar o mercado para a necessidade que as mulheres negras têm, assim como para mostrar o nosso poder de consumo – nós esgotamos um produto nas prateleiras se ele funciona para nós! Não temos medo de investir em beleza, pelo contrário, nós amamos estar lindas.

Na live que fiz ontem (disponível até 15/09, às 20h15), falei um pouco sobre a beleza negra e discuti as evoluções e mudanças do mercado de maquiagem para pele negra. Se quiser ampliar o debate deste texto, vai lá conferir a conversa no meu Instagram (@beliciablog!).

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