BAFRO: Coletivo Minissaia e Afro Fashion Day

BAFRO: Coletivo Minissaia e Afro Fashion Day

0

Na última quarta-feira, 28/10, foi dia de BAFRO! A convite do Jornal Correio e do Shopping da Bahia, o Coletivo Minissaia (saiba mais aqui) participou do Afro Fashion Day, evento voltado para moda e africanidade realizado no Conceito Bazar, um espaço pop up montado especialmente para a ação. Com time composto por Andressa Rosado (@saborcereja), Isabela Nascimento (@vitrinevirtual), Joanna Guerra (@blogmodamodesta), Monique Maione (@bloglookdecabide), Natália Monteiro (@aurora.acf) e Vanessa Ventura (@beliciablog) (também conhecida como eu mesma), apresentamos uma discussão sobre empoderamento e moda, focando nos efeitos do mundo fashion sobre a autoestima das mulheres e na inclusão/exclusão de minorias, como negras e gordas.

coletivo-minissaia-afro-fashion-day-2

Com Natália Monteiro e Monique Maione

Para inciar o debate, contamos com as palavras de Najara Black, proprietária da conhecida marca de moda negra N Black, que contou um pouco sobre sua experiência como mulher negra empreendedora no mercado fashion baiano. Logo em seguida, o Coletivo Minissaia engatou um papo que abordou padrões de beleza opressores, a valorização do negro, dificuldades e vitórias do público plus size e empoderamento através da descoberta do estilo próprio. Ter uma formação mista, que incluía especialistas em publicidade, moda, psicologia, gestão de marcas e negritude, foi essencial para a nossa conversa render muito – e acabar gerando a participação de quem assistia ao programa e se identificou com o nosso discurso!

Najara Black

Najara Black

Nossa mesa

Nossa mesa

Participação do público (com Paula Dultra e Jana Viscardi, também do Coletivo)

Participação do público (com Paula Dultra e Jana Viscardi, também do Coletivo)

Diversão ♥

Diversão ♥

Participar do Afro Fashion Day foi um marco pessoal pra mim. Sou fã da iniciativa desde o ano passado, quando o Correio promoveu o primeiro desfile 100% negro do Brasil em Salvador, no meio do Pelourinho. Estar presente nesta edição trazendo reflexões sobre questões negra e feminina, que me atingem diretamente, foi especialmente engrandecedor. Agradeço muito ao Coletivo Minissaia, ao Jornal Correio e ao Shopping da Bahia pela oportunidade!

Reflexyva

Reflexyva

Quer conferir mais conteúdos produzidos pelo Coletivo Minissaia? Acesse minha coluna Problemática, conheça outros textos do site e siga @coletivominissaia nas redes sociais!

Fotos: Marcley Oliveira (@marcleyphotos)

espaco2

Comente no Face ♥