Acne adulta: como combater?

Acne adulta: como combater?

0

Cena clássica: você acorda, vai ao banheiro, escova os dentes, se olha no espelho e… tem uma espinha no seu rosto! Pareceria algo comum e sem muito problema, se você não tivesse deixado a adolescência há muito tempo. Afinal, o que causa a acne adulta?

Ter espinhas na idade adulta é menos incomum do que parece. Segundo estudos do NYU Langone Medical Center, divulgados pela revista Allure, aproximadamente 50% das mulheres sofrerá com acne em algum ponto das suas vidas adultas. Destas, mais da metade viverão essa experiência aos 20 e poucos anos, enquanto 35% passarão pelo pepino aos trinta e poucos. Tenso, né?

Como tratar a acne adulta?

Algo essencial para se compreender na acne adulta é que ela é completamente diferente daquela que surge na adolescência, tanto nas razões quanto nas áreas afetadas. Frequentemente as espinhas em mulheres adultas têm relação com desequilíbrio hormonal, além de fatores como stress. Enquanto o primeiro pode ser cuidado com tratamentos médicos ou uso de contraceptivos hormonais, o segundo exige uma revisão do estilo de vida.

As espinhas nas mulheres adultas se manifestam geralmente no maxilar em pescoço, e muito raramente no corpo – esse último caso geralmente ocorre em mulheres que treinam muito (e acabam suando mais) ou que usam roupas apertadas e com tecidos de pouca respiração.

Para tratar a acne adulta, é preciso, antes de tudo, consultar um(a) dermatologista, que irá indicar o cuidado mais adequado. Ele pode variar entre opções hormonais e procedimentos estéticos, como microdermoabrasão e lasers. O(a) profissional também irá prescrever cosméticos adequados para o tratamento em casa – ao contrário do que parece, aqueles produtos “para acne” vendidos nas farmácias só funcionam para acne adolescente.

O que posso fazer por enquanto?

acne-adulta-2

Enquanto não inicia seus cuidados, tente manter uma rotina de pele que inclua, pelo menos, limpeza (com sabonete), tonificação (com tônico ou água termal) e hidratação (com hidratante oil-free ou sérum). Evite também alimentos inflamatórios, como laticínios e frutos do mar, e tente usar maquiagem que não entupa muito os poros. Ah, e beber dois litros de água faz muita diferença mesmo, viu?

Vale a pena investir no combate à acne adulta. A sua auto-estima agradece!

Fonte: Allure

espaco2

Comente no Face ♥

Artigos similares